quinta-feira, 9 de novembro de 2017

LIVROS QUE LI, QUE ESTOU LENDO, RELENDO...

Bárbara Lima é natural de Fortaleza e reside em Natal/RN.
Leitora assídua, apreciadora dos mais diversos estilos, vem, gentilmente, trazer aos que acessam o  blog http://percepcoesreais.blogspot.com.br/  sua colaboração com a #DICADELEITURA.  Sua publicação nas redes sociais, intitulada “Livros que li, que estou lendo, relendo...” expõe:  “Adoro romances, relatos de viagens, memórias, livros de receitas...farei aqui uma vitrine deles...para quem quiser ler também, sentar para discutir tomando um cafezinho, trocar impressões virtuais...”
Periodicamente, traremos alguns títulos apreciados/lidos por Bárbara Lima para sua consideração. O que pode ajudar tanto na indicação de uma leitura pessoal, como de alguma sugestão para presente.
Boa leitura, boas amizades!



                                                           OS LIVROS


 "Visitar uma floresta pré-histórica, aprender uma atividade manual ou provar ostras. Jorge tem mais de trinta anos e nunca se aventurou por nenhum desses caminhos. Entediado, cansado, oblíquo, o protagonista dessa história não viveu: agarrou-se com todas as certezas a uma existência sem grandes ambições. Até conhecer Marcel e Rachelyne, o casal de franceses octogenários que, ao contrário dele, vive cada dia com intensidade e estardalhaço. A partir da inusitada amizade e afeto que constrói com os Durcan, Jorge desperta aos poucos de sua letargia, se apaixona, se emociona, arrisca-se, ousa. Quem sabe poderá, até o final desconcertante dessa história, chegar a gostar de ostras?" Li num fôlego só. Não conhecia nada desse autor, agora virei fã. 







Os Ladrões de Cisne, de Elizabeth Kostova (Editora Intrínseca): Um romance sobre arte e obsessão. Um mistério que ultrapassa séculos e continentes. Uma história de amor que atravessa a última fronteira. A autora explora com habilidade o universo de um pintor, a paixão, a criatividade, os segredos e a loucura e evoca um universo que persiste tempos depois de o leitor virar a última página.






 ·Sob o Sol da Toscana, de Frances Mayes (Rocco) – Frances Mayes, narradora de viagens, gastrônoma e poeta com várias obras publicadas, nos apresenta o incrível mundo novo que descobriu, quando comprou e reformou uma casa de campo abandonada no interior da Toscana. Com uma linguagem sensual e evocativa, ela faz com que o leitor a acompanha à medida que vai descobrindo a beleza e a simplicidade da vida na Itália. Talentosa ao fogão e na produção de textos sobre culinária, Mayes também cria dezenas de deliciosas receitas sazonais a partir da sua cozinha tradicional e sua horta simples, todas elas incluídas no livro. Uma enaltação da extraordinária qualidade de vida na região, Sob o sol da Toscana é um banquete para todos os sentidos.










Quando Nietzsche chorou, de Irvin D. Yalom (Ediouro) – Josef Breuer, um dos pais da psicanálise, está prestes a se deparar com um grande desafio: tratar do filósofo Friedrich Nietzshe, atormentado por uma crise existencial e por uma depressão suicida. Mentor de Freud, Breuer, entretanto, vive também um momento de angústia, obcecado pelas fantasias sexuais com Anna O., jovem que tratou com seu novo método terapêutico. O encontro destes dois homens extraordinários resulta numa profunda amizade, aqui recriada pela imaginação poderosa de Irvin D. Yalom, conhecido psiquiatra e escritor renomado. Tomando como pano de fundo a Viena do final do Século XIX, ele constrói um romance apaixonante, em que realidade e ficção se misturam, assim como a literatura, a filosofia e a psicanálise.









O Próximo Item da Lista, de Jill Smolinski (Editora Bertrand Brasil): Após um encontro em uma reunião, June dá carona a Marissa, e elas sofrem um acidente de carro; Marissa morre e June acha em sua bolsa uma lista com “20 Coisas a Fazer Antes do Meu Aniversário de 25 Anos” e, apesar de mal terem se conhecido, June se sente obrigada, tanto pela culpa quanto pelo desejo de consertar as coisas, a cumprir a lista de Marissa...

(I PARTE)







Nenhum comentário:

Postar um comentário