quinta-feira, 26 de outubro de 2017

DEZ POESIAS





















SIMPLICIDADE

Quando se esquece a simplicidade do viver,
Os encontros se tornam mais distantes do que barcos à deriva;
As horas parecem não transcorrer na sua natural cronologia,
E a tristeza, dia após dia, ganha guarida.

Ressaltar o que não significa
Cria na alma crosta de paralisia,
E o que não demandava desgaste emocional
Resvala para uma geral apatia.

O lúdico nos cria afetos
Que nunca devemos rejeitar;
A triagem se dá de forma a nos colocar
No patamar da aceitação,
O que nos reclama a disposição
De menos avaliar e mais relevar.

Sem olvidar as dificuldades,
Sigamos confiantes no momento,
Encontrando em cada atitude desenvolvida
A convicção de que foi aviada com sentimento.

O que importa é bom lembrar,
É o espírito exultar;
Caso contrário, nada a aproveitar,
Porque a simplicidade da vida
Está na capacidade de amar!


LAÇOS QUE ENLAÇAM

É bom sentirmos a amizade
Alimentada com a sinceridade do ser,
Desdobrando sentimentos positivos,
Criando laços que enlaçam o nosso viver.
Quando o encontro acontece,
Passam horas, passa o tempo,
A alegria envolve o parecer,
E o desfazer do momento
Não é recebido com prazer.
Se a ausência se instala,
A certeza é soberana
Em arraigar nos corações
O mister da confiança.
É bom vivermos a amizade,
Que nos cria imunidade para viver,
E que, em momentos inusitados,
Nos dá o suporte para compreender,
Que, mesmo quem pensa que tem tudo,
Se um amigo não aparecer,
Para rir ou para chorar,
O brilho não aparecerá, ou a dor resistirá.
Decerto quem tem amigos,
Por consequência deve ter
Um coração agradecido,
Por poder compartilhar
Os seus significados,
Conjugando o verbo amar!


GUARDIÃO

Jesus que me dá sentido,
Que guarda e resguarda meu ser,
Faz fluir na minha vida
Um rio de Água Viva,
Que me ajude a crescer.
As lutas, batalhas travadas,
Estimulam a ti buscar,
Mas também as alegrias
Nos fazem ao Senhor juntar.
Porque, em todos os momentos,
Não existe outra saída,
Ou recorremos ao divino,
Ou nada em nós se concretiza!


HUMANIDADE

Sim, sei bem como dói
Quando o humano do outro
Não se faz humano em nós.
O coração entristece,
A nossa voz emudece,
As pernas enfraquecem,
Anunciando um dilúvio emocional.
É quando chega o momento
De reagir a contento,
Porque não podemos aceitar
Nem desumanizar,
E buscar acreditar
Que a grandeza de viver
Não está no que os outros ousam fazer,
Mas, sim, nas nossas façanhas,
Que devem sair das entranhas,
Para assim ser bem reais.
E na certeza que a vida
É um manancial de surpresas,
Devemos nos preparar
Para encarar os humanos e suas fraquezas!


O EQUILÍBRIO

Alçar voo é atitude corajosa
Daqueles que se permitem enfrentar.
Necessária, na busca pelo equilíbrio,
Que só a satisfação pode nos dar.
Assim começam as emoções,
O desconhecido nem sempre nos alenta,
Mas se faltar a ousadia,
Como colher frutos da sua crença?
É certo que, nesta vida,
Tribulações podem vir,
Mas a força internalizada,
Crente na conquista do sim,
É alimento suficiente
Para enfrentar o porvir.
Dissipar também os receios
Faz parte desse querer,
Que é a busca do equilíbrio,
Importante em todo ser. 
Encontra-se formas e fatos
Quem abrem muitos espaços
Fortalecendo o viver!


PROTAGONISTA

Vou plantar um jardim no meu coração,
Muitas flores certamente contagiarão sua alegria.
Para isso, precede a missão
De regá-lo passo a passo, dia a dia.
Vou regar para a gratidão florescer;
Vou regar para a humildade se instalar;
Vou regar para cultivar o perdão;
Vou regar para o amor aumentar.
Em assim sendo, então,
Será que serei protagonista
De um legado que sonho dispensar 
Aos meus, aos teus e aos de lá? 
Sei que até parece utopia, sugerindo superioridade, 
Mas, que nada! Não se inquiete
Isso faz parte da vontade
De chacoalhar corações apáticos,
Que, ao despertar do marasmo,
Pode sentir um ultimato,
Que a vida só tem valia
Quando a gente puder um dia
Colaborar com a humanidade!


PARTILHAR

Felizes aqueles que recebem a luz para direcionar
Um alguém, um amigo para algum lugar
Mais alto, mais bonito, e convencer
A construir um jardim na vida do seu ser.
A importância nos leva a entender
Que se deve repartir o pão com os que querem comungar com você.
E a corrente do bem se multiplica
Absorvendo o que bem se quis dizer,
Proliferando resultado tão profícuo,
Que somente quem partilha se permite compreender
Que a elevação da alma
Somente benefícios causam,
Gera um bem-estar infinito
Que se planta e ramifica,
Floresce e frutifica
O território da alma!


NOSSA SENHORA

Em todos os meus momentos,
No dia a dia da lida,
Olho sempre ao meu redor,
E vejo minha mãe querida.
Mãe que jamais esquecerei,
Pois, nas horas de aflição,
Clamo Maria passa na frente,
E me vem a confirmação
Das minhas necessidades atendidas,
Por minha pura devoção,
Fazendo-me nascer de novo,
Com grande fé na alma e nos pedidos a unção.
Em dias mais extremados,
Como já vim a viver
Atenta ao meu chamado,
Me ensinou a crer,
E disse que, em Jesus, a fé faz você vencer.
Maria, Mãe de Jesus,
Que o ensinou a andar,
Crescer em graça e estatura,
Para a humanidade salvar,
Seja a minha intercessora,
Pelo amor que tenho a vós,
Me leva a Jesus Cristo, que é vida para todos nós!


ALCANCE

Ao te olhar pela primeira vez,
Uma certeza me veio,
Serias o meu amor,
Em todo e qualquer momento.
Assim foi feita a história,
Com muitos desdobramentos,
Encontros e desencontros,
Alegrias e descontentamentos.
Crédulos, seguimos em frente,
Sustentados pela vontade no permanecer,
Alcances inestimáveis
Foram possíveis acontecer,
Frutos foram brotados,
Colhidos e apreciados,
Imprimindo a eternização do querer.
Mas a vida nem sempre
Permite que nossas certezas,
Tão frágeis, tão humanas,
Sustentem sua realeza,
Acreditando, no entanto,
Que o universo conspira,
De certo a nossa união
Não foi alvo dessa mira.
Fica, porém, o ensinamento
Que não se equivocou o firmamento,
Pois, se não restou o enlace,
Que um dia pode ser eterno,
Ficou o amor maior,
Aquele que todos merecem,
O amor fraternidade,
Que alcança a humanidade,
Tornando-se especial
Aos que têm intimidade!


JOÃO PESSOA/PB

O verde a arrodeia toda,
O mar a abraça também,
O casario bonito e as suas igrejas
Nos reportam a um tempo aquém.
A conheci já adulta,
Aos quatrocentos anos de idade,
Me apaixonei por encanto
Com toda a realidade.
Mas a festa começou
Quando meus olhos fixaram
As luzes daquela fonte
Na lagoa da cidade.
A ilha é toda bela,
Os peixes nadam com prazer,
Porque lá, no picãozinho,
O fundo do mar se vê.
A cidade tem indústrias,
Também muitos tribunais,
Mas o que a identifica
É o que nela o sol faz,
Aqui o sol nasce primeiro,
Encantando os que madrugam,
Sem perturbar quem não quer,
E depois vai se encantar,
Na paradisíaca Jacaré.
Aqui assentei morada,
Aqui sou muito feliz,
Aqui as portas se abrem
Àqueles que buscam e fazem.
Tem caminhos sem atalhos
E muitas capacidades
Dos filhos da própria terra,
Que, entre poetas e gestores,
No cenário nacional se destacam
Com gabardia e louvores.

Eneida Dias de Miranda, do Livro Percepções

(BLOCO I)






























Nenhum comentário:

Postar um comentário