quarta-feira, 30 de agosto de 2017

DOM JOSÉ! HISTÓRIA! *



Foto de 1966. Posse de Dom José Maria Pires na Igreja Nossa Senhora do Rosário, como Arcebispo Metropolitano da Paraíba 







Nomeado pelo Papa Paulo VI, foi o quarto Arcebispo Metropolitano da Paraíba, em 02 de dezembro de 1965, renunciando o cargo por idade em 29 de novembro de 1995.

Dom José se notabilizou, sobretudo, pela sua presença e defesa junto aos perseguidos e oprimidos. Nos conflitos de terra, nas greves, invasões e até rebeliões carcerárias, ele levava sua palavra amiga e conciliadora para os excluídos.

Um arcebispo negro, filho de pais pobres e que mais uma vez, em sua vida, iria encontrar obstáculos a ser ultrapassados, ante essa sua origem e mais, junto a um clero conservador, ainda resistente às novas mudanças.

Diante desse clima, o novo Arcebispo logo se posicionou ao lado do mais fraco.  Despojou-se de seu palácio, onde sempre moraram os arcebispos, manteve durante todo o episcopado um carro simples, sem nenhum acessório de luxo, a não ser um rádio AM para notícias e futebol enquanto viajava.  Era sempre dirigido por ele.  E com a violenta censura imposta à imprensa falada e escrita, Dom José era a voz que se podia ouvir. Bradou aos quatro cantos, contra as injustiças que aconteciam. Denunciava prisões, perseguições, expulsões dos agricultores de suas terras, citava nomes, cobrava dos políticos. O povo ficava atento, pois de outro canto não se tinha como obter informações seguras daquilo que verdadeiramente acontecia no pais.

Através do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, fornecia aos pobres,  advogados, assistentes sociais e outros profissionais, que os ajudavam na defesa de seus direitos, de suas vidas no tempo da Ditadura Militar. Adepto da Não-violência liderava todas essas lutas, incentivando o diálogo, a persistência, a paciência e a desobediência às leis e ordens superiores, prejudiciais  à vida do povo.

Os estudantes, vivendo aquele momento político, sempre viram no Arcebispo grande exemplo. (Foto do acervo da Diocese da Paraíba, texto extraído do site uepbonline.blogspot)

* Matéria Cedida por Wilton Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário