sábado, 7 de outubro de 2017

PRÊMIO NOBEL

                             
                           




Kazuo Ishiguro, escritor nipo-britânico, é o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2017.
“Os Vestígios Do Dia”, “Não Me Abandone Jamais”, “O Gigante Enterrado”, sua última obra de ficção, são alguns dos seus livros publicados no Brasil.  
Os dois primeiros livros supracitados foram adaptados para o cinema.
Também são títulos do autor:  “O Desconsolado”, “Noturnos”, “Quando Éramos Órfãos” e ”Uma Pálida Visão dos Montes”, sua primeira obra, 1982.
O Prêmio Nobel, fundado por Alfred Nobel,  destina-se, periodicamente, a premiar pessoas ou instituições que fizeram pesquisas significativas, de expressão, retratando avanços culturais e/ou científicos em diversas áreas, como Literatura, Química, Física, Medicina, Economia e Paz.
Alfred Nobel nasceu em Estocolmo, Suécia, em 21 de outubro de 1833. Inventou a dinamite, a balistite e outros detonantes. Segundo escritos biográficos, acumulou grande fortuna com suas fábricas. Porém, sem filhos e abalado com a utilização de seus inventos para fins bélicos, usou parte de sua fortuna para ajudar organizações pacifistas.  Morreu em 10 de dezembro de 1896.
Em 29 de junho de 1900 foi criada a Fundação Nobel.
Os laureados recebem como premiação uma medalha de ouro, um diploma  e uma vultosa quantia em dinheiro, que tem sua origem na magnânima herança deixada pelo fundador do respectivo prêmio.
Dentre as áreas citadas, apenas  o Prêmio Nobel de Economia foi posteriormente criado pelo Banco Central da Suécia, em homenagem a Alfred Nobel.  Mas, a sua premiação é entregue junta com às demais categorias.
Foi no ano de 1901, no Conservatório Real de Estocolmo, que aconteceu a primeira cerimônia de entrega do Prêmio Nobel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário